Saúde

Peixe mexicano pode indicar cura para pessoas com insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca atinge milhões de pessoas e se manifesta, normalmente, após um ataque cardíaco. O coração não consegue bombear sangue como deveria, causando fraqueza e fadiga excessivas. Uma simples atividade pode se tornar uma tarefa difícil e muito cansativa.

Pesquisadores da Universidade de Oxford acreditam que a cura para esta doença pode estar nos genes de um peixe mexicano, o Astyanax mexicanus, capaz de regenerar o tecido cardíaco sem deixar cicatrizes, como informa a BBC News. Quando a pessoa sobrevive a um infarto, o tecido é reparado, mas deixa cicatrizes no coração que impedem que ele se contraia adequadamente. Esse fator reduz a capacidade do coração bombear sangue para o corpo.

O estudo informa que a capacidade de regeneração do tecido cardíaco nesses pequenos peixes estaria ligada a genes que também estão presentes nos seres humanos. A idéia é ser possível regenerar corações humanos modificando artificialmente o funcionamento deste e de outros genes.

As taxas de sobrevida de pessoas com insuficiência cardíaca não mudaram nos últimos 20 anos. Com expectativa bem abaixo de muitos tipos de câncer, por exemplo, os pacientes com o músculo cardíaco comprometido são forçados a conviver com a doença por toda vida e suas limitações.

 

S.O.S Bomba de Vitaminas

A linha S.O.S Bomba de Vitaminas da Salon Line, criada para fazer seus cabelos crescerem mais rápido e com mais força. Dê o play e confira os cabelos maras das blogueiras, as embaixadoras da marca.