Ministério da Saúde confirma o aumento de mortes por diabetes no país

O Brasil registrou o crescimento de 12% no número de mortes por diabetes entre 2010 e 2016, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram cerca de 50 mil mortes em 2010 para 61.398 no ano de 2016. Já a quantidade de internações por diabetes sofreu queda saindo de 148.384 em 2010 para 135.364 em 2016. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

A doença também vem crescendo no país, segundo Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Segundo o levantamento, entre 2016 e 2017, o número de homens que apresentou diagnóstico da doença cresceu 54%. Já entre as mulheres, o número cresceu 28,5%.

O diabetes é uma condição crônica em que há aumento das taxas de açúcar no sangue. A glicose aumentada é uma condição tóxica para o organismo e está associada à insuficiência renal crônica, doenças cardiovasculares e amputações dos membros inferiores.

O tratamento é feito para controlar as taxas de açúcar no sangue e evitar complicações. Uma das medicações mais utilizadas é a o cloridrato de metformina, que ajuda na diabetes tipo 2. Juntamente com a medicação é ideal que o portador de diabetes tenha uma alimentação saudável e faça atividades físicas regularmente.