Saúde

A importância da hidratação no verão

Durante o verão, com o aumento das temperaturas, torna-se importante um cuidado com a hidratação do corpo. As perdas de água do organismo nesse período são maiores, mas a desidratação pode ser evitada com ingestão de líquidos e uma boa alimentação.

A desidratação ocorre quando o nível de água do corpo está baixo, causado por baixo consumo ou reposição inadequada de líquidos. Normalmente, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2 litros de água por dia. Por isso é indicado o consumo de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Para manter-se hidratado é necessário o consumo de água, sucos e alimentos. É preciso beber líquidos mesmo quando não sente sede.  A sede ocorre quando o corpo já está desequilibrado. Nas perdas provocadas pelo suor, perdem-se também sais minerais como sódio. Por isso suco de frutas, água de coco ou isotônicos são excelente pedidas.

>Tenha sempre uma garrafinha com água próxima de você.

>A água de coco é um isotônico natural, com quantidades equilibradas de sais e água.

>Um chá gelado também é excelente pedida, mas sem açúcar.

>Sucos naturais também são deliciosos e ajudam na hidratação e quebra da rotina

>Melancia, melão, maçã, pepino e tomate são frutas e legumes que possuem bastante água em sua composição e são ótimas opções.