Beleza Praia Saúde

Cuidados com a pele no verão

O verão está chegando e os cuidados com a pele devem aumentar na estação mais quente do ano.  O excesso de exposição aos raios solares é o principal fator do envelhecimento precoce e por isso a proteção deve ser redobrada. Além disso, a incidência do raio ultravioleta B, principal causador do câncer de pele, aumenta durante esse período.

O que fazer para se proteger e poder aproveitar as férias com tudo que o verão promove? Muito protetor solar, mesmo em dias nublados. O protetor solar é um item indispensável em qualquer época do ano e escolher o fator de proteção para sua pele é essencial. Para quem gosta de se bronzear uma notícia, tem como ficar bronzeada, com pele saudável, sem correr o risco de prejudicar a pele, utilizando o protetor solar. A pele demora cerca de 48 a 72 horas para produzir e liberar melanina, pigmento responsável pela cor. Então, não adianta tentar ficar morena em um só dia, a única coisa que você vai conseguir são queimaduras.

Em todo rótulo de um protetor solar indica a aplicação do produto horas antes da exposição ao sol. Você faz isso? Então comece agora. 30 minutos antes passe o protetor em todo o corpo, inclusive no rosto, orelhas e pescoço. Esse tempo é necessário para estabilização do produto na pele, tornando-o mais eficaz. Reaplique o filtro a cada duas horas ou após se molhar.

Por fim, a escolha do fator de proteção. É indicado a utilização do filtro solar com FPS 30 ou maior. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o nível de proteção. Se você quer um bronzeado perfeito, invista em bons filtros solares e em uma alimentação rica em licopeno (tomate e melancia) ou betacaroteno (abóbora e cenoura). Essas substâncias ajudam na síntese e manutenção da melanina. O importante é cuidar da pele e se proteger de doenças.